top of page
sahy Ilhas  (1).png

Barra do Sahy é um lugar fascinante, uma vila de pescadores, onde no seu horizonte pode-se avistar a silhueta de uma ilha paradisíaca...

Onde ficar em Barra do Sahy?

SOBRE BARRA DO SAHY

SAHYIGREJA.jpeg
Sahy logo.png

Um local simplesmente paradisíaco… Imagine uma praia fascinante, uma vila de pescadores, onde no seu horizonte pode-se avistar a silhueta de uma linda ilha cercada por areias brancas, águas translúcidas e repleto de vida marinha... Imagine um local onde você pode fazer um passeio por um pequeno povoado pitoresco, comer uma comida típica caiçara, visitar uma ilha, curtir a natureza, o sol, a sombra, o mar…

A Praia da Barra do Sahy tem formato de ferradura, com trechos de areia fofa e outros com areia compacta, ideal para curtir com as crianças e praticar esportes. O mar é calmo e agrada muito às famílias e aos praticantes de esportes a remo, como as canoas havaianas, caiaques e stand ups. 

Para quem gosta de explorar cada pedacinho das praias, um passeio até o canto esquerdo leva a uma construção muito singela e charmosa, uma Capela Caiçara, construída entre os idos de 1920 com o esforço do povo local e com a renda da pesca, um feito que marca um modo de vida e simboliza a fé dos caiçaras. 

As piscinas naturais ficam no canto bravo, no lado direito da praia, um local muito especial, porém é necessário certo cuidado para desfrutar com segurança desse atrativo. 

A Barra do Sahy parece uma aldeia, neste local a vida anda em um ritmo tranquilo e peculiar, de tal maneira que permite o relaxamento, a prática de meditação e a reposição das energias perdidas no agito dos grandes centros urbanos. As Ilhas, a apenas 1,5 km de distância, compõem esse cenário magnífico e há muitas formas de chegar até ela, seja de barco, lancha, iate ou até mesmo nadando. Porém, a forma mais divertida de chegar às ilhas é remando com toda a família em uma canoa havaiana. Essas canoas são milenares e muito seguras para estes passeios, tanto o vovô quanto o netinho viverão momentos inesquecíveis e guardar essas lembranças para toda a vida. Você não pode perder esse paraíso! 

APA Baleia Sahy

A barra do Sahy tem sua flora e fauna protegidas pela Área de Proteção Ambiental, APA, Baleia Sahy, uma área de Mata Atlântica bem preservada e grande diversidade que protege mais de 87 espécies da fauna ameaçada de extinção. O Instituto Conservação Costeira (ICC), uma associação sem fins lucrativos, realiza a gestão da APA, juntamente com a Prefeitura de São Sebastião e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

O ICC promove o uso sustentável da APA com ações de ecoturismo e educação. No canto esquerdo da praia Barra do Sahy você pode fazer um passeio com barqueiros tradicionais da região e conhecer o manguezal e todas as benfeitorias da APA. O passeio é incrível e inclui  uma visita ao Instituto Verdescola, mais um exemplo de parceria público-privada que deu certo, feito por agentes que apresentam vocação e dedicação. O Instituto  ajuda  mais de 700 crianças, jovens e adultos da comunidade, oferecendo capacitação profissional, arte, música, educação, informática e culinária, um passeio emocionante e inspirador.

A Fé dos Caiçaras

Construída em 1920, a Capela Nossa Senhora de Sant’Ana é uma capela caiçara encantadora por sua beleza e história. Sua construção foi muito importante para a comunidade local.

Entre os anos de 1920 e 1960 foram construídas todas as capelas caiçaras da cidade, com a ajuda dos próprios moradores locais. Na época, era comum escolherem a melhor área da região para implantarem uma capela. Assim, os religiosos escolhiam uma área privilegiada, iniciavam a construção e depois batizavam a capela com o nome do santo de maior devoção da comunidade.   As singelezas dessas construções marcam o modo de vida e o momento de ocupação de cada bairro. A construção dessas capelas foi uma mostra significativa da religiosidade dos moradores. Naquele tempo, frequentar a capela e participar de cultos religiosos era um pilar da sociedade. Ali era o local de conhecimento, reconhecimento e construção de valores que mantinham a união da comunidade.

Diversão garantida para quem fica nas areias da praia ou das ilhas!

As lhas da Barra do Sahy figuram entre os mais deslumbrantes cenários da Rota 55.  Com um visual impressionante esse pedaço do paraíso é um lugar para passar o dia inteiro. Em dias de sol, as ilhas recebem turistas que aproveitam a paisagem e o mar transparente para um bom mergulho. Na Ilha, há diversos ambientes, o visitante pode escolher entre praias paradisíacas com areias brancas e fofas que contrastam com um mar azul turquesa, mirantes sobre rochas, piscina natural, curso de água doce ou caminhar na floresta. Uma  vez nas ilhas, seja caminhando por suas areias, pedras ou trilhas ou se refrescando em suas águas claras, você irá descobrir paisagens que são verdadeiras pinturas!

Com tantas atrações esse lugar encanta a todos, desde quem pretende apenas relaxar até quem vai praticar esportes. Para quem pretende mergulhar, a visibilidade é perfeita para o snorkel, especialmente, próximo ao paredão rochoso, onde a vida marinha prospera com diversos peixinhos, arraias, tartarugas, entre outros. Possui uma pequena infraestrutura composta de dois quiosques com venda de comidas e bebidas, aluguel de cadeiras e guarda-sol.

Apesar do nome plural, as ilhas na verdade é uma única ilha com duas porções interligadas. Trata-se de um exuberante patrimônio natural inserido na Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, o que mantém o ambiente preservado.

Nesta praia tem restaurantes deliciosos e com uma clientela muito fiel, quem frequenta o Sahy, sempre volta!

bottom of page