top of page
Boissucanga primeira dupla de paginas.jpg

Boiçucanga é uma das poucas praias do Brasil onde o sol se põe no mar. Portanto, uma coisa que você não pode perder de jeito nenhum é o espetacular pôr do sol da praia!

Onde ficar em Boissucanga?

SOBRE BOISSUCANGA

BOI5.jpeg
Boiçucanga logo.png

Boiçucanga é a praia central da Rota 55, lá você pode entrar em contato com a natureza, respirar ar puro, assistir ao por do sol, tomar banho de mar, rio ou cachoeira e ainda, conhecer de perto a história e a cultura tradicional caiçara!  

O nome Boiçucanga possui origem indígena e significa cobra de cabeça grande, fazendo uma alusão ao formato do morro que limita a praia no seu canto esquerdo.

BOI6.png

Boiçucanga é uma das poucas praias do Brasil onde o sol se põe no mar. Portanto, uma coisa que você não pode perder de jeito nenhum é o espetacular pôr do sol da praia! Ele acontece no canto direito em meio a um cenário deslumbrante que inclui as ilhas Montão de Trigo, dos Gatos e das Couves. No canto esquerdo deságua o Rio Boiçucanga, onde concentram-se pequenos barcos de pescadores que ainda vivem da pesca, mantendo a tradição de seus antepassados.

Do pier dos pescadores saem passeios para a Ilha dos Gatos, As Ilhas, a Ilha das Couves, o Arquipélago de Alcatrazes e a Praia Brava de Boiçucanga, acessível também por trilha. Os mais aventureiros precisam experimentar o sobrevoo de paraglider, que parte do Mirante entre Camburi e Boiçucanga, o passeio proporciona uma vista panorâmica de toda a região, a paisagem é simplesmente cinematográfica e não vai faltar emoção! 

BOI8.png

Um mergulho na cultura e tradições caiçara

Boiçucanga oferece uma opção inédita e única de passeio. A Associação de Pescadores de Boiçucanga (APB), juntamente com o Porto de São Sebastião desenvolveram um percurso especial para os turistas que querem explorar a cultura regional e os costumes dos pescadores locais. 

Chamado de “Rota Caiçara”, o percurso tem duração de três horas e parte dele é feito no mar, em barcos de pesca. Durante todo o passeio, são compartilhadas histórias, curiosidades e um pouco da rica cultura regional. 

A programação tem início no rancho dos pescadores, na Praia de Boiçucanga, onde os visitantes participam de um bate papo descontraído com os  moradores mais antigos da vila, regado com bolo de taioba e café de garapa. 

Depois dessa gostosura, a primeira parada é no cerco de pesca flutuante, uma arte caracterizada por manter o pescado vivo até a hora da “despesca”. Atualmente a técnica é uma importante ferramenta de manejo sustentável. 

BOI10.png
BOI12.jpeg

Na próxima parada, Ilha dos Gatos, além de visualizar diversas espécies belíssimas de pássaros como tico-tico e tiê-sangue, o visitante pode constatar a historia do local,  escolhido pela família Rockefeller para a construção de uma casa na época da segunda guerra mundial e, durante a parada é possível avistar as ruínas presentes ali.

Os guias Caiçaras ainda mostrarão as regiões onde ficavam grandes bananais, o Morro da Cruz, a Pedra Itaipu e Itapoã que na língua tupi significa água que vem das pedras e pedra que ronca, respectivamente.

O intuito do projeto é um resgate da cultura caiçara para que as pessoas tenham a oportunidade de vivenciar o modo de vida da comunidade, através de uma atividade em que a população é protagonista em todas as etapas. O aspecto mais importante do projeto é que ele foi elaborado e implantado pela própria comunidade caiçara local. 

Um projeto brilhante que mantém a cultura viva! Você não pode perder este passeio histórico cultural na praia de Boiçucanga. Venha tomar um café da manhã tradicional da região, ouvir histórias contadas por gerações, interagir de perto com a vida marinha selvagem e conhecer a cultura Caiçara de Boiçucanga.

BOI11.png
bottom of page